Terapia Infantil
Por que levar sua criança ao Psicólogo ?
- Você percebe que algo está errado com seu filho, percebe que ele está sofrendo e não sabe por quê?
- Há algum problema na escola? Sempre foi bem na escola e de repente suas notas pioraram muito?
- Ele anda triste, cabisbaixo, às vezes chora e não consegue te contar o que está acontecendo.
- Aconteceu alguma coisa: morte de alguém da família ou mesmo de um amiguinho, talvez a separação dos pais, ou nascimento um irmãozinho , mudança de casa ?
- Acha que ele não está bem e você não sabe como ajudá-lo?
- Como lidar com esses comportamentos agressivos que perturbam todos ao redor, inclusive ele mesmo, mas ninguém consegue controlar.
Procure ajuda profissional
- O psicólogo vai ouvir e tentar, junto com a família e a criança ou mesmo o adolescente, entender o que se passa.
- Esse processo de busca da compreensão do que está acontecendo com a criança, envolve a participação de todos da família.
- É indispensável avaliar bem, para fazer um encaminhamento adequado para tomar as medidas que ajudem de forma mais efetiva.
O que é psicodiagnóstico?
- É um processo científico de tempo limitado que utiliza técnicas e testes para entender o problema.
- No psicodiagnóstico infantil a entrevista de anamnese é realizada com os pais e cuidadores da criança e com aqueles que puderem trazer mais informações sobre sua historia de vida.
- Em casos de atendimento com crianças e adolescentes, antes de buscar informações sobre a história individual do paciente, é necessário conhecermos a história da união dos pais, pois essas informações revelam o clima familiar à época de seu nascimento e que irão refletir em seu desenvolvimento biopsicossocial.
Psicologia na Clínica com crianças.
- O Psicólogo Clínico é um psicólogo com especialização nesta faixa etária, que realiza um estudo do caso com ferramentas clínicas para avaliar e intervir no processo do aluno, oferecendo maiores possibilidades de identificar um caminho e/ou estratégias individuais para aprender. A avaliação clínica do Psicopedagogo favorece o encontro de estratégias e metodologias para o estudo, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem.
Fatos que ocorrem nesta faixa etária:
- Baixa autoestima,
- Insegurança,
- Tensão, estresse,
- Irritabilidade,
- Choro excessivo e aspectos emocionais instáveis.
- As limitações poderão ser trabalhadas por estímulos das funções executivas como memória, atenção, concentração, raciocínio lógico, planejamento e soluções de problemas.
- É necessário para a avaliação do Psicólogo, a contribuição dos “pareceres clínicos” de especialistas como Fonoaudiólogos, Neurologistas, Neuropsicólogos, de acordo com as indicações clínicas. Desta forma, o paciente-aluno, tem a chance de um novo caminho a trilhar com novas ferramentas e mais autonomia no aprender.
- Siga o link veja a equipe
